Hidrogénio Básico

O hidrogénio é o elemento químico que na tabela periódica ocupa a primeira casa e é representado pela letra H.

Ocupando a primeira casa da tabela tem um número átomico de 1 e uma massa atómica também muito próxima de 1, dado que o seu isótopo mais abundante tem um núcleo unicamente constituído por um protão.

A temperatura e pressão normais, isto é, 0 ºC e 1 atm apresenta-se como um gás e é extremamente inflamável, não tem cor nem odor.

As suas moléculas são constituídas por dois átomos (molécula diatómica) que partilham entre si os seus dois únicos electrões.

É o elemento mais abundante no Universo e um dos mais abundantes na Terra.

Está presente na água e em todos os compostos orgânicos e organismos vivos, podendo reagir quimicamente com muitos outros compostos.

As suas aplicações são diversas, incluindo a produção de amónia, como combustível alternativo e como fonte de energia em células combustíveis.

Apesar da sua abundância no universo, o hidrogénio é difícil de produzir em grandes quantidades. Hoje em dia o processo mais utilizado é o steam reforming do gás natural (operação a alta temperatura em que o gás natural é contactado com vapor de água). Outro meio de produzir hidrogénio é por electrólise da água mas economicamente ineficiente para uma produção em massa. Em laboratório pode ser preparado por reacção de ácidos com metais, por exemplo, ácido nítrico sobre uma placa de zinco.

Copyright - Instituto Superior Técnico. Reprodução proibida
Paginas 1 2 3

  

Mapa do site

Termos de Utilização

© 2016 Prime Consulting, SA. Todos os direitos reservados